Páginas

sexta-feira, abril 30, 2010

domingo, abril 25, 2010

A Revolução dos Cravos

Durante a semana nós lemos:


Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.
Sinopse:
7x25 Histórias da Liberdade é um conjunto de contos cujas personagens principais, falando na primeira pessoa, são objectos carregados de simbologia: o semáforo que travou a revolução durante uns minutos, o lápis da censura que, de repente, se vê como um elemento criativo nas mão de uma criança, a G3, o portão da prisão de Caxias, o megafone...
TURMINHA G - 4.º ANO

quarta-feira, abril 14, 2010

Se eu fosse uma caneta durante um dia


Se eu fosse uma caneta o meu dono seria um escritor. Ele tratar-me-ia com muito carinho. Eu escreveria livros com belas poesias. Viveria numa bolsa com os meus amigos: lápis, lapiseira, borracha e afiadeira ao lado do computador.
De repente apareceria na bolsa outra caneta de cor preta que me levaria os amigos, ficaria muito triste e só assim resolveria sair da bolsa para procurar e tentar reconquistar os meus amigos. Iria a correr perguntar ao computador para onde teriam ido. E o computador responderia:
-Há pouco vi-os passar por aqui. Parece-me que eles foram para o concurso de material, no parque.
Se eu fosse uma caneta quando escrevesse uma poesia triste, só me apeteceria fugir. Eu ficaria muito assustada, choraria derramando lágrimas azuis.
Com as poesias de amor sentiria muita alegria e vontade de escrever. Essas poesias animariam o meu coração e fariam-me apaixonar pelo papel.
Nas poesias de escárnio e maldizer sentiria ódio e desprezo que em alguns segundos a minha cor mudaria para vermelho.
Se eu fosse uma caneta acabaria o dia muito cansada, de tanto escrever!
Texto colectivo


TURMINHA G - 4.º ANO